• REDES SOCIAIS:
    DACASA FINANCEIRA
Home | Sobre a Dacasa | Governança Corporativa

Risco de Liquidez

Definição
O Risco de Liquidez define-se pela ocorrência de desequilíbrios entre ativos negociáveis e passivos exigíveis - "descasamentos" entre pagamentos e recebimentos - que possam afetar a capacidade de pagamento da instituição, levando-se em consideração as diferentes moedas e prazos de liquidação de seus direitos e obrigações.

Também decorre de a possibilidade da instituição não conseguir negociar a preço de mercado uma posição, devido ao seu tamanho elevado em relação ao volume normalmente transacionado ou em razão de alguma descontinuidade no mercado.

Estrutura de Gerenciamento
A estrutura de gestão de Risco de liquidez tem por objetivo assegurar que a instituição mantenha níveis adequados e suficientes de liquidez, mantendo estrutura de gerenciamento compatível com a natureza de suas operações, a complexidade dos produtos e serviços oferecidos, e a dimensão de sua exposição. Esta propõe a identificação, avaliação, monitoramento e controle dos riscos associados à empresa.

O gerenciamento de Risco de Liquidez mantém postura prospectiva, antecipando a necessidade de recursos decorrentes de possíveis mudanças nas condições de mercado, além de garantir que as políticas e estratégicas de captação proporcionem diversificação adequada das fontes de recursos e dos prazos de vencimento.

O embasamento para a implementação desta estrutura de gerenciamento é dado pela Resolução CMN n.º 4.557/17.
Esta estrutura é regida pela Política Interna de Gerenciamento de Risco de Liquidez.

Fechar